Mandala - Arte e Magia

Autor: M.Felix

Ano: 2018

Não disponível no momento

Nota do autor.


Há muitos anos venho estudando sobre as mandalas, seu uso místico, religioso terapêutico e como forma de arte.

Para cada uma dessas vertentes acima todas convergem para o mesmo ponto, me fazendo crer que sua eficácia em qualquer uma dessas formas como vem sendo utilizadas as mandalas, todas trazem consigo um grande aprendizado pessoal para quem as busca, seja como criador sendo como observador.

Quando descobri a forma como seus efeitos me proporcionou grande transformação e mudanças dentro dos meus desejos realizados foi que me disponibilizei a criar mandalas aos meus amigos e a quem as me pedissem.

Me utilizando das cartas de Tarot e das Runas, busco dentro das mensagens ali contidas a intuição e a criatividade para criar as mandalas pessoais para cada desejo. Bem como a numerologia contida no nome da pessoa e sua data de nascimento. Todos esses elementos são peças importantes para a construção de uma mandala pessoal criada por mim.

Há hoje muitas pessoas pelo mundo fazendo esse mesmo trabalho e cada uma delas se utiliza de fontes que podem ser totalmente diferentes da forma como me propus a me intuir para melhor criar as mandalas, bem como artisticamente haverá belíssimos trabalhos muito mais elaborados que os meus.

No entanto todos, e cada qual com sua intuição criativa, tem a sua essência em criar a conexão entre a pessoa que pede a mandala ao desejo que ela especifica querer.

A estética de uma mandala não a faz ser mais eficaz do que uma outra, a eficácia de uma mandala está na forma como o seu portador irá se integrar com ela e o seu desejo ali contido e enviado ao universo.

Esse pequeno livro é apenas um apanhado de informações que colhi e trazem um aclaramento do que são as mandalas na visão mística e também científica, pois a utilização das mandalas além da sua graciosidade de decorar ambientes, também são amplamente utilizadas por terapeutas afim de ajudar pacientes em variados tipos de traumas ou problemas psíquicos.

M.Felix

Fevereiro de 2018

Mandala


Marcelo Felix

Introdução

Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.

A mandala é uma espécie de yantra (instrumento, meio, emblema, símbolo magico) que em diversas línguas da península indostânica significa círculo. Em rigor, mandalas são diagramas geométricos rituais: alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra).

A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação (sobretudo no Tibete e no budismo japonês).

Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, através de pinturas rupestres, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas thangkastibetanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.


No budismo, a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade. Geralmente, as mandalas são pintadas como thangkas e representadas em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Quando a mandala é feita com areia, logo após algumas cerimônias, a areia é jogada em um rio, para que as bênçãos se espalhem.


Carl Jung descreve as mandalas como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.

Nas mandalas estão expressas as relações entre o Homem e o Cosmos, entre a busca de conquistas materiais e a energia espiritual que está por trás delas. Em outras palavras, as mandalas são um caminho para se auto conhecer.

Entre os povos orientais, atribui-se às mandalas a característica de representar graficamente o ritmo, movimento e harmonia que regem todo o Universo, a natureza e o próprio ser humano.

Para os hindus, a mandala é a reprodução da mente humana equilibrada. Por esta razão, meditar corretamente, olhando para uma mandala, pode reordenar os processos mentais, trazendo paz e soluções para conflitos sobre os quais nem mesmo conseguimos ter consciência.

Ou seja, mesmo sem que você saiba exatamente o que causa uma determinada perturbação em sua vida, a meditação com mandalas pode auxiliar e ajudar a acabar com o problema. Ela estimula a energia para que você consiga solucionar suas dúvidas, problemas e perturbações internas e externas.