Ser Feliz em Poucas Palavras

Autor: M. Felix

Ano: 2013


Prefacio

Eu acredito na imensa capacidade do ser humano de se transformar e conseguir tudo aquilo que deseja.


Por acreditar nessa capacidade me inspirei em escrever algumas palavras para motivar aquela que vem sendo uma das maiores buscas de todo ser humano na terra “Ser Feliz”.


Ao meu ver não existe uma fórmula mágica que possa transformar de um dia para o outro o estado de ser de uma pessoa. É preciso muito esforço pessoal para ir de encontro a aquilo que se deseja. E só consegue quem realmente deseja aquilo o que quer.


Para entender melhor, devo dizer que “desejar” é muito diferente de “querer”.


O “desejo” vem do coração, tem uma enorme força que desconhecemos e é resistente ao tempo. Quando realmente desejamos algo, pode passar uma vida inteira que ele não morre.


Já o “querer” é mental, momentâneo, passageiro e substituível. Com frequência é esquecido e perde lugar para outras coisas que vão aparecendo conforme o tempo e as circunstâncias.


Nesse caso é interessante avaliar se você deseja ou quer ser feliz.




Leia abaixo um pequeno trecho da parte inicial do livro.

O que é ser Feliz ou estar Feliz?

Segundo o dicionário: Feliz vem do Latim Felix, icis, adjetivo de dois gêneros que tem como significado:

1_ Que tem ou revela felicidade, contentamento igual a alegre, contente, radiante. Diferente de triste;

2_ Que causa felicidade. Diferente de triste;

3_ Que tem muita sorte, o mesmo que afortunado, ditoso, sortudo. Diferente de azarado.

4_ Que sente satisfeito, realizado. O mesmo que contente e diferente de descontente, insatisfeito;

5_ Que é favorável, diferente de desfavorável;

6_ Abençoado, bendito;

7_ Que teve sucesso, o mesmo que bem sucedido, próspero.

(Fonte Priberam Dicionário da língua Portuguesa.)

O ser humano vive a eterna procura de ser feliz e muitas vezes nem mesmo sabe o que isso significa.

Felicidade é um estado, o estado de ser ou estar feliz.

É muito comum as pessoas olharem para o futuro e dizerem: Eu vou ser feliz. Não há nada de errado nessa afirmativa, no entanto é necessário saber o que fazem essas pessoas no presente momento para pensarem que no futuro irão atingir esse estado de sentimento.

Talvez alguns digam: - Estou trabalhando para conseguir isso, ou, eu tenho fé que um dia serei feliz. E em meio a essa pergunta escutaremos dezenas de respostas diferentes que faz uma pessoa pensar que um dia e só um dia serão então felizes.


A maioria das pessoas pensam no futuro e que é lá na frente que está guardada a sua felicidade. No entanto não se dão conta de que a chave da tal felicidade está no presente momento.

O futuro é ilusão, algo que ainda não existe, algo que será criado ainda, e, como tudo que se é criado precisa ter o princípio, um começo, uma base para ser formado e erguido.


Ora, então é simples para se começar a criar um futuro feliz a melhor maneira de começarmos a criar essa base é ser feliz “agora”.


Simples assim!

Voltemos para as definições de Feliz que diz o dicionário:


1_ Que tem ou revela felicidade, contentamento igual a alegre, contente, radiante. Diferente de triste. Se ter ou revelar-se feliz é o mesmo que estar alegre e radiante.


Por que não damos chance a nós mesmos de estar nesse estado?

Vou citar apenas algumas coisas que são suficientes para sentir alegria. A primeira delas é simplesmente e se não o melhor de tudo, “Estamos vivos”. Não há nada melhor que abrir os olhos pela manhã e sentir a alegria de poder mais uma vez despertar para um dia que começa.

Por mais que possa parecer, um dia nunca é igual ao outro e temos a oportunidade de viver isso, de aprender algo, de ver a natureza com sua beleza extraordinária fazer a terra girar e no ciclo de seu movimento nos trazer o pão. Sim o pão! Já parou para pensar que o pão, o café, o suco da laranja, o arroz e tudo que comemos provem da natureza? Por mais industrializado que seja, alguém plantou, cuidou e depois manufaturou para só então chegar a sua mesa. Mas antes disso a natureza contribuiu para que isso fosse possível, pois a sua terra, sua água e os raios do sol foram essenciais para isso acontecer.


Deixamos de dar conta dessas coisas simples e naturais que fazem do nosso dia um bom motivo de viver. Ficamos preocupados em conseguir dinheiro para pagar aquilo que nem damos conta de onde provém tudo aquilo que temos. Nós comemos, vestimos e usamos as coisas sem ao menos nos dar conta de que a natureza nos provém dos recursos para que possamos usufruir de todas as coisas que nos rodeiam.

A natureza é perfeita e fazemos parte dela e isso é indiscutível. A ciência nos ensina que tudo que há na natureza é formado por átomos que se agrupam formando as moléculas e células criando então a matéria. Claro que cientificamente é muito mais complexo do que essa ordem simplificada que citei, mas essencialmente é assim que temos a existência do todo.

E se assim pensarmos veremos que somos sim parte integrante da natureza com toda sua perfeição.


Fazer parte desse mundo já é um grande motivo de alegria. Estamos vivos e fazemos parte da vida.